Método de desenvolvimento de um Logotipo

 

Processos e metodologia de trabalho Maria DI Moura.

Logotipo ou logomarca, é a representação gráfica de um negócio ou produto que chamaremos de Instrumento.
Serve ao marketing e traduz a insígnia do Instrumento, deve ser simples, claro e atraente.
É um canal de comunicação direta com o consumidor.

O seu desenvolvimento é um Processo composto de quatro fases básicas:

Requisitos      Propostas      Revisões      Finalização

Seja um novo logotipo ou análise de revitalização, o desenvolvimento passa pelo mesmo processo. No último caso, um estudo adicional definirá as características que devem permanecer ou evoluir. A manuteção ou análise poderá ser enriquecida através dos Serviços Adicionais.

Processo
Para a criação de um bom logotipo, é necessário conhecer o produto a ser representado por ele, determinar junto ao cliente os objetivos e metas do Instrumento. Através de uma entrevista e pesquisas, montar o quadro de Requisitos.
A partir destes requisitos,  três variações de Propostas serão entregues à avaliação e escolha do cliente.
Focando a evolução da proposta eleita, até cinco  Revisões para ajustes serão acordadas com o cliente.

Uma vez terminado, o processo de Finalização apresentará contrastes e uma gama de aplicações previamente definidas, entregues nos formatos contratados.

Serviços adicionais Manual de Identidade Visual: Normas e padrões de utilização – Consiste em determinar a Assinatura Digital e Visual, Regras de Uso, Interferência, Malha, Tipografia, Cores, Contrastes e Campanha Personalizada.Campanha: Placas     Divulgação    Papelaria    Brindes    Uniformes    Utensílios

Relatório de Defesa do Logotipo : Elaborado demonstrar o porquê da imagem desenvolvida, toda a linha de raciocínio, percepções evolutivas até a entrega final.

Desenvolvimento Detalhado

Requisitos

Entrevista com o cliente para levantamento dos requisitos do Instrumento, dentre eles, detalhes do produto, seguimento, publico alvo, finalidade, área de atuação e uma infinidade de informações relevantes. A pesquisa de viabilidade do produto poderá ser uma boa fonte de pesquisa.

Propostas

Um logotipo deve possuir as seguites caracteristicas:

Identidade – traduzir a essência e a missão do Instrumento.
Presença – atingir a percepção do público e ser lembrada.
Aplicabilidade – bons resultados nos instrumentos de publicidade, nas diferentes dimensões, em eficiencia nos objetivos e bom orçamento.

Revisões

Após a escolha de uma das propostas apresentadas, o cliente poderá revisar requisitar reuniões para avaliação e solicitação de ajustes quantas vezes seu pacote permitir.
Ajustes necessários, desde que não descaraterize a proposta escolhida, dentro da previsão de revisões contratada.
É permitido uma única troca de proposta do processo, no entanto, o número de revisões não será reiniciada. 

Finalização

Entrega em meio digital do logotipo
Nas extensões TIF 300 dpi  (impressão) JPG( web) , (AI) para manuseio e PNG com fundo transparente
Imagens em cores separadas
Pantones
 
Be Sociable, Share!
line
Desenvolvido e hospedado pela AmazingWorks