Pequenos Espaços Inteligentes

Introdução

No Brasil, a condição natural, climática e econômica traça uma realidade conseqüente na  construção civil traz.

Felizardos por estarmos em meio a uma placa tectônica, o máximo que temos sofrido com acidentes naturais são reflexos brandos de acomodações geológicas do pacifico.

De clima ameno em quase todo o território, nossa situação dispensa sistemas vitais em outros paises de aquecimento e teria sido também energético se houvesse um planejamento mais adequando as nossas riquezas minerais que não são poucas.

Como característica irrefutável de um país emergente, nossa ocupação de solo é terrivelmente concentrada em poucas regiões, contraponto a imensa área territorial que possuímos, expondo poucos núcleos ocupados com altíssima densidade demográfica.

Não conhecendo a conseqüências e cuidados necessários daqueles que constroem sob condições drásticas naturais e climáticas, nossa cultura esbarra com uma dificuldade socioeconômica radical.

Nosso quadro hoje é: Pouco dinheiro e muita gente em poucas concentrações de alta densidade demográfica e infra-estrutura precária.

Por conseqüência dos fatos descritos, nós temos nos grandes centros uma tendência a verticalização, muitas moradias por metro quadrado, onde o espaço é concorrido por alto valor.

Prédios altos, apartamentos pequenos,  mesmo nos  subúrbios, onde encontramos muitas casas,  ainda constatamos esta situação de empreendimentos  em menor escala.

Em todas as classes sociais, é da nossa cultura a construção em alvenaria. Madeira tem manutenção mais cara, e está presente na região sul, onde o clima auxilia nesta manutenção. Em termos financeiros, todas são caras para o padrão de vida brasileiro e por isso, todas acabam restritas no quesito áreas úteis.

Em todas estas ponderações, uma característica é comum: Falta-se espaço e necessidade de economia no busca do conforto básico.

As cozinhas são minúsculas, um corredor com armário, geladeira e fogão de tamanho pré-determinados.

Banheiro com boxes que limitam até mesmo, instalações de segurança se houver a necessidade.

Quartos em cuja área não se comporta os módulos básicos de conforto e privacidade.

Áreas comuns restritas para uso em numero de usuários.

Bem, já vimos que a situação não é fácil, mas o lado bom de tudo isso é que, normalmente dificuldades ativam a criatividade, e isso nos remete ao desafio de planejar “Pequenos Espaços Inteligentes”.

Náutica e Camping

A busca deste tema me fez observar que existem espaços que exploram a concepção “Pequenos Espaços Inteligentes” ao extremo.

No mundo do camping e da náutica, encontramos a necessidade de soluções para as necessidades básicas de sobrevivência, com as condições naturais variáveis, conforto e com a praticidade, que é algo inebriante.

Barcos e casas sobre rodas, são ambientes que se mexem, sacodem e por isso, mesmo todos os instrumentos estando à mão, devem estar firmes e equilibrados e seguros.

Espaços extremamente reduzidos e muito bem planejados.


Náutica

Espaço na cozinha de uma embarcação.

Cozinha embarcação
Observar o fogão suspenso em eixos para manter o nivelamento em relação à gravidade.

Gavetas de Escada

Escada embarcaçãodegrau embarcaçãoEscada embarcação

Aproveitamento do espaço ao extremo.

Copos bem encaixados seguros e disponíveis

suporte para copos embarcação

:


Boas camas em pequenos espaços turbulentos. Versáteis para os tripulantes.  Uma de Casal ou duas de solteiro.

camas embarcação

De dia – um sofá na sala – À noite – uma cama confortável e segura.

sofá cama -  embarcação

Prateleiras para livros ou outros objetos:

Observe a diversidade de soluções  apresentadas

estante embarcação


Camping

de 12 a 32 pés – equivalente  a  3,65m a 9,75m

motor home - RV

Cama sobre a cabine

motor home - RV

Em carrocerias

motor home - RV

Varanda retrátil

motor home - RV

Esguicho

motor home - RV

Depósito

Motorhome - RV

Sala copa cozinha

Motorhome - RV

100% equipada

Motorhome - RV

Quarto – cama queen e TV

Motorhome - RVBanheiro com clarabóia,  iluminacao e aeração natural.

Motorhome - RV

Vaso sanitário, instalação hidráulica adequada!

Motorhome - RV

Exaustão e clarabóia

Motorhome - RV

Pia

Motorhome - RV

Geladeira duplex – gerador

Motorhome - RV

Abastecimento eletrico

Motorhome - RV

Marcenaria

No nosso mundo real, casas convencionais, acompanhando as pequenas cozinhas, os armários não poderiam ser diferentes.

Hoje o planejamento para estas peças tem nos sugerido o multiuso.

No mesmo móvel onde guardamos livros como uma estante por exemplo, podemos acomodar espaços para TV, som, enfeites e por vezes, fazemos destes parte da estrutura de divisão de ambientes da casa substituindo paredes! Ou como em ambientes específicos, quando abrimos duas portas e desdobramos um closed ou um escritório com lugares planejados para cada coisa!

Moveis desmontáveis facilitam atividades em ambientes com pequenas áreas e com conforto.

Marcenaria

Sofás cama, mesa-console  e muitos outros, veja anexo os catálogos especificadores da  IKEA  – loja suíça, presente no Canadá e Europa, similar a Ena ou Tok Stock.


Eletrodomésticos

Uma coisa puxa a outra, pequenas cozinhas com armários reduzidos buscam idéias inteligentes e multifuncionais.

eletrodomesticoseletrodomesticoseletrodomesticoseletrodomesticos

 

Conclusão

Para se obter boas soluções para pequenos espaços, um designer deve observar locais onde estas regras foram premissas básicas, bons exemplos disto se pode buscar nos arranjos náuticos e camping, onde poucos metros quadrados devem acomodar uma casa inteira com todos os seus componentes de conforto e segurança.

A busca em soluções tecnológicas é outro ponto que não pode ser esquecido. Novidades são apresentadas todos os dias e agregam no resultado do trabalho do design.

A multifuncionalidade é uma tendência no mundo tecnológico. Impressoras digitalizadoras, lavadores e secadoras, fornos de microondas que gratinam, sistema de coleta solar para aquecimento, eletricidade etc.

Objetos desmontáveis, cadeiras que fecham  postos de trabalho que se adaptam aos  cantos e pequenas áreas.

A ordem é, observar, aprender, criar, evoluir   e aplicar.

Maria DI Moura

Bibliografia:

http://bemlegaus.blogspot.com

http://www.dutchmen-rv.com/photogallery.php

Marcenaria –

the new best of fine woodworking –
“As melhores novidades do fino trabalho em madeira”

Designing Furniture  – “Desenhando mobiliarios”

Dicas Náuticas –

The sailor’s sketchbook –  “O caderno de rascunho do velejador”
Bruce Bingham

76 do-it-yourself projects to improve your sailboat

“76 Projetos faça-você-mesmo para melhorar sua embarcação.”

Catálogos RV – Lojas de venda nos arredores de Edmonton – CA

Folhetos especificadores da loja IKEA – CA-Edmonton


Apêndice:

Arquitetura e projeto jardins ISBN 84-96096-64-5

Publicados na revista Mais Arquitetura

Grandes Idéias para aproveitar pequenos espaços

Conforto e originalidade foram obtidos com o desenho e execução de mobiliários sob medida. A arquiteta aplicou no próprio apartamento a receita que costuma utilizar nos projetos de seus clientes: criatividade, bom gosto e funcionalidade dos espaços.

Mais Arquitetura - projeto jardins ISBN 84-96096-64-5


Suíte X Escritório

Ao planejar a reforma do próprio apartamento, de 150m2, a arquiteta Suzy Melo pretendia ampliar os espaços internos, mas sem abrir mão das áreas previstas na planta original. A intenção era aumentar alguns cômodos e reduzir outros, porém sem perder de vista a funcionalidade. Depois de uma análise minuciosa, Suzy concluiu que o ideal em muitas situações seria trocar as paredes divisórias de alvenaria por marcenaria.

Mais Arquitetura - projeto jardins ISBN 84-96096-64-5

A parede que separava a suíte do casal do escritório foi derrubada, e substituída por um guarda-roupa multiuso. Na parte central do armário adaptou-se a TV, o DVD e o decodificador, deixando-se ainda alguns nichos para objetos. Na parte inferior do móvel que agora funciona também como parede divisória para o escritório, existe uma sapateira. Do outro lado, a mesma parte central é usada como prancheta pela arquiteta, com direito à abertura que possibilita ventilação e visão da suíte.

Closet O mesmo conceito foi aplicado no closet do casal. A parede que separava a sala de TV, assim como a parte que dividia o closet com o quarto de uma das filhas, teve de ser demolida. Mais uma vez marcenaria atuou como divisão estrutural, resultando em espaço para aumentar a profundidade da TV que fica na sala em frente.

Mais Arquitetura - projeto jardins ISBN 84-96096-64-5

Banheiro

Tanto os armários do closet, como os demais móveis foram executados pela ART MORE Movelaria & Design, com acabamento laqueado na cor branca e detalhes em imbuia. A empresa é especializada em projetos e execução de móveis personalizados para áreas residenciais e comerciais.

Para reformular um dos banheiros da outra suíte, a arquitetura aproveitou ma porção dos elementos existentes, como o piso e a cuba de mármore. Apesar do tamanho reduzido, 1,40m2, a idéia era deixar o ambiente com traços modernos e que seguissem o mesmo estilo e características do dormitório. Criatividade e bom gosto tornaram o espaço arrojado, mas sem despender de altos custos.
Devido ao novo posicionamento dos misturadores (agora no espelho e antes instalados no mármore), as perfurações teriam de ser escondidas.

Com essa finalidade, um tablado de madeira foi inserido no lugar do tradicional gabinete, servindo também como prateleira e apoio de cuba. Logo abaixo, dois carrinhos laqueados na cor branca completam a composição. Um é reservado para o estoque de roupas sujas; o outro, à esquerda, possui três gavetas de múltiplo uso.

Mais Arquitetura - projeto jardins ISBN 84-96096-64-5

Be Sociable, Share!

Comments are closed.

line
Desenvolvido e hospedado pela AmazingWorks