Logotipo x Logomarcas

Existe uma discussão bastante acalorada em defesa da existência ou não do termo logomarca, porém é fato que dentre o público cliente e até dentre os profissionais, mesmo que à contra gosto de alguns, o termo é usado e tem o seu significado explanado por alguns.

Leia também “Logotipo x Logomarca x Símbolo x Marca” http://irisfd.multiply.com/journal/item/37

Logotipo é um termo corretamente utilizado para as marcas que possuem apenas uma caracterização especifica com o uso de letras. Como o logotipo da Microsoft®, por exemplo. É apenas um conjunto de letras, com detalhe quase imperceptível, que caracteriza a marca da empresa.

Já Logomarca é a associação entre o produto e a imagem na percepção do consumidor. Onde esta imagem pode ser constituída de letras e símbolos.

Seja o logotipo ou a idéia mais complexa que alguns chamam como logomarca, ambos podem ser classificados com a “marca” da empresa, onde o alvo e os objetivos a serem atingidos são os mesmos.

Para o desenvolvimento de um logotipo  ou para atingir o conceito mais global da logomarca temos um longo caminho a ser percorrido, onde, para se obter qualidade no resultado, mais vale muita pesquisa e muito trabalho do que propriamente um dom ou um singular momento de inspiração.

Qualidade

Os elementos e qualidades que tornam uma logomarca eficiente.

  • O equilíbrio entre a precisão visual e o envolvimento de quem está olhando.
  • Sintetizar graficamente o que a empresa é e o que representa
  • Diferenciar a empresa dos demais concorrentes
  • Identificação com o público alvo (cliente)
  • Durabilidade
  • Registrar a marca

Desenvolvimento de marca,

Mais do que nunca, muito trabalho!

Para o desenvolvimento de um logotipo ou logomarca precisamos ter muito claramente o objetivo da empresa ou do produto, como funciona o produto, a que publico etário e financeiro pretende-se atingir. Qual é a tradução pretendida para o produto. A partir destas informações teremos subsídios para começar a trabalhar.

Vamos percorrer uma síntese do processo ao se criar uma nova marca para um novo vinho.

Precisamos pesquisar o que há de mais  presente  para o cliente. Isso poderia ser o nome da região onde sua uva é cultivada, sobrenome da família do produtor, tipo da uva produzida, clima da região, enfim, pontos que podem ser usados para uma boa associação entre o produto e a marca que se quer desenvolver.

  • Empresa/produto
  • Pesquisar o objetivo, publico e dinâmica do processo da empresa.
  • Aplicações previstas, publicidade, fachada, papelaria (rótulos, caixas, lacres, cartões, envelopes, carta, sacolas, brindes).

Depois da pesquisa e dos temas definidos, desenvolver em torno de 10 evoluções de cada uma das frentes.
A técnica Brainstorm é uma eficiente forma para se levantar estas frentes e evoluções.

Brainstorming – (Tempestade de Idéias)

Escolher as que estiverem melhores e fazer os testes de cores e grandeza, desde um cartão de visita a um outdoor, objetivando clareza, visibilidade, fácil identificação. (3 escolhas é um bom numero)

Em cada uma das propostas vai ver um ponto forte que mais demonstrou efeito, tente juntar estas características em um único desenvolvimento e trabalhe com ele.

Se pretender usar letras faça um estudo de tipografia, pesquise dentre todas as fontes que conseguir, deforme se for o caso, em seguida pesquisa de cores e visibilidade.

Alguns sites de fontes gratuitos, www.1001 freefonts.comwww.free fonts.com www.netfontes.com.br. Pesquise no google “fontes gratuitas” e terá um grande retorno.

Junte os seus desenvolvimentos de forma harmônica e novamente teste (tamanho, cores e visibilidade).

  • Estudo de formas e conceitos
  • Tipologias e cores

Definir as aplicações pretendidas:

Aplicações:


  • Fachada;
  • Etiquetas papel;
  • Papelaria (cartões, fax, carta);
  • Silkscreen em louça, vidro, etc;
  • Uniformes;
  • rótulos;
  • embalagens:
    caixas; sacolas
  • Marca d’água;
  • Brindes.


Defesa da marca

Um documento que explica e justifica cada uma das escolhas no desenvolvimento, de onde veio cada idéia e porque foi aplicada.

Normas para o uso da marca.

Manual de Identidade que determina como e que tipos de variações estão previstas para a aplicabilidade da logomarca.

Maria DI Moura

Bibliografia

http://www.cohrion.com.br/cohrion/criacao_logomarcas.htm

http://eptv.globo.com/expoflora/release.asp?id=201

http://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_Visual

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pistilo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cores

http://irisfd.multiply.com/journal/item/37

STRUNCK, Gilberto Luiz.  –
Como criar identidades visuais para marcas de sucesso – Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.

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