Cabeleireiro e Manicures

Controle de pacote de serviços para Manicures e Podólogos,  Esteticistas, Cabeleireiros e outros.

 

Há alguns anos, um cabeleireiro me pediu para ajudá-lo a encontrar um diferencial de serviços para o seu cliente. A primeira pergunta que eu fiz foi: “Me conte uma situação onde o seu cliente fica insatisfeito e você também!”

Ele então respondeu:

1) Quando eu profissional convenço o cliente  a fazer um tratamento, algo que recupere seu cabelo por exemplo, mas que demanda uma certa frequência na aplicação dos produtos para se obter um resultado, o cliente começa a faltar e vai prorrogando as sessões. O resultado da proposta não acontece, o cabelo não é recuperado, financeiramente para os dois lados,  o tratamento se torna inviável tecnica e financeiramente e o profissional ainda leva a fama de incompetente!

2) A fidelidade do cliente para com o profissional  existe,  mas o consciência e sensibilidade do cliente em avisar com antecedência que vai faltar à sessão, em tempo hábil para o profissional preencher novamente a agenda, isso não existe!

Uma observação valiosa:  
Os profissionais que não são controlados financeiramente não devem usar este tipo de venda.
Este serviço exige ética profissional e controle financeiro. 

Com base nos pontos citados eu criei um panfleto que propõe um contrato para pacotes de serviços com o objetivo de:

1) Promover os serviços do profissional, relacionando seus serviços e produtos,  suas habilidades.

2) Montar um contrato  com controles  para assegurar ao contratante bons preços e para o contratado frequência na execução, garantindo resultados dos tratamentos e diminuindo a falta dos clientes.

3)  Promover melhores preços para o cliente, tornando o pacote algo atrativo!

4)  Registrar de informações e detalhes relevantes do tratamento e/ou do cliente, para evitar conflito com produtos químicos, cores preferidas, não deixando faltar material, detalhes como sensibilidade nos dedos, calos, diabetes, alergias etc.

Com uma folha tamanho A4, dividida em três colunas iguais, compõem o contrato.
A primeira e a segunda coluna ficam com o cliente, parte Contratante. A terceira coluna deve ser destacada e é o controle de execuções do profissional, parte Contratada.  

1) A primeira coluna,  é a propaganda do estabelecimento e do profissional com espaço para o logo, slogan, nomes e contatos;  

2) Anexa à primeira, a segunda coluna especifica o contrato dos serviços que o cliente está comprando, nome e dados do contratante, quantidades de aplicações, valor, forma de pagamento, cláusula para controle do período previsto e máximo de execução dos serviços e assinatura do Contratante, o cliente. Para completar, vai uma lista informativa dos  produtos que o profissional vende; 

3) A terceira coluna (vermelha na imagem acima) será destacada das duas primeiras, por que esta parte fica com o profissional. É o contrato dos serviços que o cliente comprou, forma de pagamento e espaços para anotações sobre o cliente. Ela deverá ser destacada após o preenchimento e permanecerá com o profissional para controle até o fim da prestação dos serviços e posterior arquivamento.  

O preenchimento do contrato se faz da seguinte forma:

1)   O profissional preenche no topo das colunas 2 e 3 o nome e telefone do cliente, data inicio do contrato;

2)   Na coluna 2, controle do cliente, deve ser  preenchido as quantidades de cada serviço comprados pelo cliente;

3)   Abaixo vai o valor à vista ou parcelado e local para o cliente assinar , esta informação se repetirá nos dois controles, do cliente e do profissional;

4)   Na coluna 3, controle do profissional,  anota-se a lista de serviços comprados,  quantas vezes a ficha do cliente indicou, deve-se observar que na frente  de cada serviço comprado,  tem previsto uma data, que corresponde a data de execução e espaço para a rubrica do cliente Contratante, desta forma se faz a baixa de serviços prestados, no decorrer da vigência do contrato;

5)   Repete-se o valor acertado na forma de pagamento escolhido e assinatura do cliente;
Obs.: O valor para ser atrativo para um pacote deve valer a pena, desta forma,  somar dos serviços no valor regular, aplicar um desconto de percentual viável, por ex.10% para pacotes c/ pagamento parcelado  e para pagamento à vista, aplicar um desconto um pouco maior, por ex.: 15%.

ATENÇÃO: Os profissionais que não são controlados financeiramente, devem ter muito cuidado!
Até mesmo, evitar vender pacotes com o pagamento à vista. Pois uma vez com o dinheiro no bolso, terão que prover todo o material e disponibilidade de agenda para o tratamento futuro.  Montar uma previsão de agenda para o atendimento é saudável para ambas as partes.

 6)   Observações como, cores de esmalte, unhas encravadas, calos, diabetes,  química aplicada nos cabelos, cores utilizadas e etc.  

Foram desenvolvidos dois documentos, um para serviços gerais e outro para serviços relacionados com mãos e Pés.  

 

Modelo Pacote de Serviços

Modelo Pacote de Serviços

Modelo Pacote de Serviços Mãos e Pés

Modelo Pacote de Serviços Mãos e Pés

 

Os documentos estão disponíveis nos links:

Panfleto para serviços gerais – Esteticistas, depiladores, designers de sobrancelha, cabeleireiros e outros

Panfleto para Manicures, Podólogos e outros   

Be Sociable, Share!

Comments are closed.

line
Desenvolvido e hospedado pela AmazingWorks